terça-feira, abril 8

Os dias de obter qualquer alcance gratuito no Facebook podem estar contados.


Não é nenhum segredo que a parcela de fãs de uma marca no Facebook, que vêem as mensagens que não são suportados pelo investimento publicitário está caindo. Em uma plataforma de vendas enviado para parceiros no ano passado, a rede social reconheceu que algumas marcas haviam observado por mais de um ano - que a distribuição orgânica de mensagens em páginas de marca estava em declínio - mas não quantificaram a dimensão do declínio.

Uma agência agora está relatando que alcance orgânica caiu quase pela metade desde outubro. A Sociais@Ogilvy realizou uma análise de 106 páginas de marcas a nível nacional que tem acesso de administrador e descobriu que o alcance médio de mensagens orgânicas caiu de 12,05% em outubro para 6,15% em fevereiro.

Para 23 páginas da amostra com mais de 500.000 curtidas a queda foi de 4,04% em outubro para 2,11% em fevereiro.

Para o contexto, o Facebook disse a marqueteiros há dois anos em seu evento FMC em Nova York que 16% de seus fãs, em média, estavam vendo seus postos orgânicos.




A pesquisa Social@Ogilvy foi realizado em um conjunto global de páginas de marcas, a maioria dos quais eram de fora dos EUA, de acordo com o autor do trabalho de pesquisa, diretor EAME Marshall Manson. foi responsável por 48,2 milhões de fãs no totais.

O aumento da concorrência por espaço limitado em feeds de notícias foi citado pelo Facebook no ano passado como a razão para as marcas obterem menos exposições. O documento que descreve um declínio gradual no alcance orgânico disse que "o conteúdo que é elegível para ser mostrado no feed de notícias está a aumentar a um ritmo mais rápido do que a capacidade das pessoas para consumi-lo."

Eventualmente, pode haver mais espaço para as marcas que não pagaram para promover seus postos. De acordo com Mr. Manson, representantes do Facebook disseram a membros de sua equipe e clientes para pensar sobre como fariam uma estratégia social como se não houvesse alcance orgânica.

"Cada vez mais o Facebook está dizendo que você deve admitir que um dia chegará em zero o alcance orgânica ", disse Sr. Manson.


No curto prazo, o Sr. Manson espera ver a queda no alcance orgânicae maior gasto com os ad’s do Facebook. No longo prazo, ele espera ver um aumento do investimento em canais sociais como o Twitter, Facebook,  Instagram  e WeChat de sua propriedade. As marcas devem se proteger de forma eficaz as suas apostas em vez de focar centralmente no Facebook.

"Eu acho que nós precisamos voltar para estratégias sociais neutro-plataforma", disse ele.


Chegará uma hora que a visualização de feed dos seus amigos será o que menos importa para o Facebook. A dúvida é, como não perder adeptos no futuro?



Fonte: Adage