segunda-feira, janeiro 9

Nokia Lumia 900, seria o retorno da Nokia entre os hight Levels?



Quem nunca teve um Nokia, não sabe qual é a sensação de deixa o celular cair e nem se preocupar se ele irar quebrar ou futuramente parar. A Nokia por muito tempo ocupa o Hall de uma das marcas mais confiáveis do Mundo. O sucesso da Nokia não se restringia somente ao hardware seguro, mas a um excelente custo beneficio, uma câmera de alto nível, até mesmo para padrões de câmeras digitais, o seu GPS ainda é melhor que muitos GPS por aí. Então de 2007 desde então a guerra dos Smartphones começaram e onde foi que a Nokia errou? Primeiro é preciso entender de uma lei básica de economia, oferta e demanda, quando a demanda é alta e a oferta de uma marca é pequena é normal que todo o alvoroço corra para a próxima marca, no caso da Nokia isso se pendurou por muito tempo, que para o ciclo tecnológico 6 meses é muito tempo, muito mais 1 ano.


Foco
Outro fator, a grande variedade de produto, focar em 1 único produto pode parecer loucura e um grande risco, não podendo oferecer algo a mais, mas ter foco em um produto  principal ou marca é uma jogada de mestre, vejamos a famosa marca louis vuitton, quando pensamos nela, nos vem a cabeça 1 único modelo de bolsa, é claro que eles tem outros modelos e tipos a oferecer mais o foco e maior oferta é aquela bolsa de coro marrom, que mesmo que você não seja cliente você reconhecerá a marca em qualquer lugar. Se perguntarmos quais modelos da Nokia você conseguiria lembrar é muito provável que você me diga algum atual ou o famoso Nokia 3210, focar em um modelo e atualiza-ló constantemente ajuda o consumido que não seja um Fanboy a querer leva-ló sem se perder em grandes variedades.
Alma  Nokia_3210_3
OS – Software
Muitos sabem que tecnologia não é somente um excelente hardware, ou motor, a funcionalidade empregada nele é tão quanto o corpo, é a alma. Muitos querem algo que lhes pareça moderno e que faça o que o aparelho do amigo faça, ainda melhor. O Symbia além ter demorado para o seu lançamento, já chegou ultrapassado, para mim algo cru, como se a fase beta fosse lançada no mercado, para os primeiros consumidores, são eles que irão definir o destino e fama do produto, foi algo assustador, consumo alto de energia, muito lerdo, reiniciava sozinho, além antiquada. Mas tudo mudou com o Symbia ANNA e Meego, a experiência de usa-lós é completamente nova.
1200-nokia_n9_01

Novo Nokia
Para uma Cia de capital aberto, os investidores não querem saber de tradições, eles querem resultado, é o que vimos com a Nokia em 2011, abandonar dois projetos como o Meego e o Symbian, deixando-os em segundo plano, não foi uma decisão de Elop, até então CEO da Nokia, uma decisão tomada pelos acionistas em direcionar os recursos e marca da Nokia ao maior mercado de Smartphone atual, USA, o sucesso da Apple se deu as vendas nos Estados Unidos, a Samsung desenhou um modelo competitivo que agradasse os americanos e assim pensou o conselho da Nokia, a Microsoft ainda é o OS mais utilizado no mundo e nos EUA, eles possuem o famoso pacote Office que Numbers da APPLE chega a ser ridículo, a plataforma de jogos, Xbox é um sucesso, A Nokia então decidiu entrar com todas as foças a essa poderosa marca e se arriscar com o até então desconhecido WP7.
nokia-lumia-800
Futuro
Provavelmente a Nokia continue sendo Nokia ou seja vendida para Microsoft que pretende unificar suas ferramentas, kick net, Xbox, Windows, WP, Zune, Office, se o mercado perceber que ela está investindo pesado em uma grande plataforma e muito bem integrada na qual  você pode continuar de onde parou em qualquer aparelho a Nokia só terá mais a oferecer, vida longa a Nokia, que o futuro seja longo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário