Desde do surgimento das mídias Sociais o
chamado marketing colaborativo vem tomando espaço entre as
grandes companhias que querem cada vez mais caracterizar sua marca ao
chamado marketing 3.0, na qual a marca se torna um símbolo globalizado. Um dos
Profetas da área, Philip Kotler, afirma: "hoje, estamos testemunhando
o surgimento do Marketing 3.0, ou a era voltada para os valores". Ele
afirma que cada vez mais as grandes empresas apostam em ser aquela empresa que
o consumidor gostaria de comprar. Isso significa que as empresas precisam
compreender o comportamento e preferência sociais, agregando assim valores a
marca. A P&G percebeu que muitos produtos podem ser desenvolvidos
e distribuídos para cada determinado grupo de pessoas, criando assim várias
"submarcas" e caracterizando-as para o perfil na qual eles pretendem
atingir, representando hoje 38% do seu faturamento. O mundo mais uma vez se
volta a um modelo de negócio conhecido como modelo horizontal, na qual uma única
marca detém todas as soluções, porem essas grandes marcas apenas repassam
os produtos, diferente de como se era praticado no passado, onde uma única
marca produzia desde os parafusos ao produto final, hoje as multimarcas compram
de pequenos e grandes fornecedores seus produtos e os repassam ao mercando,
aplicando um valor sentimental a ele. Desse modo o custo de produção é
repassado de maneira econômica ao consumidor final, o risco de perda de estoque
é menor, pois ele apenas compra a quantidade necessária para o abastecimento
das prateleiras e a margem de lucratividade é maior e bem distribuída.
A pergunta que muitos se fazem é como se tornar viral em um mercado digital? Observando
grandes marcas como Netflix, é direcionar
sua publicidade em bolhas sócias. Usando
ferramentas para produzir pequenos Buzz para cada evento. Sabemos que cada vez
mais a comunicação com o consumidor será direta e especifica, na qual a publicidade
em larga escala perderá sua
eficácia. O segredo é tornar as grandes marcas parte da família. Mesmo essa família sendo tão heterogênea.
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