domingo, março 18

Social Marketing

so
Essa semana entrei em discussão com com uma amiga minha, onde expressei uma idea via twitter, referente a invasão extrema da publicidade nas redes sociais e como o foco esta se perdendo e como aos poucos nos tornamos "amigos das grandes marcas" e passamos a acompanhar suas ofertas dia a dia, como o consumo de informação marketeira tem aumentado a cada. Dai, essa minha amiga, que trabalha com produção cultural me repreendeu, temendo que esse meu comentario pudesse refletir negativamente no meio empresarial, na qual trabalho. Essa nossa pequena discussão sobre o topico que abordei no Twitter e o que as empresas poderiam pensar, me fez a levar a algumas ideas que gostaria de debater.

Social

A sociedade nada mais é do que um grupo de individuos que compartilham da mesma cultura, ideas, politica, o termo convenção social, um padrão de comportamento que é ditado pela gama que influencia a sociedade, são eles a religião, meio de comunicação, governos e "marcas"(grandes companhia), que por interesses proprios produzem um efeito em massa, chamado de reprodução de discurso, acabamos repetindo por intuição de aceitação social, políticas de comportamento que nos levam a favorecer a classe dominante e deixamos de satisfazer nossos desejos e pensamentos,  Socrates a mais de dois mil e quatrocentos anos estudou por mais de 25 cinco anos o comportamento humano e como ele pode se influencia. Froid afirmou por diversas vezes que somos reprodutores zumbis, que boa parte de nossos atos corresponde a satisfação da sociedade, é nesse gancho que de pensamento dominante, que hoje em dia os grandes meio de comunicação tem vendido boa parte de seu espaço a influenciar gerações a consumir e adotar marcas a sua vida e cotidiano.

Marketing Social

O fenomeno de redes sociais, já está a mais tempo do que pensamos, iniciou-se por meio dos comunicadores on line e se estendeu a perfil de Flogs e Blogs e logo migrou pra paginas sociais nas quais temos fotos, videos, mensageiros, e barra de estatus, por muito tempo esse meio de comunicação retinha menos interesses ao mercado como tem retido hoje, cada vez mais as Redes Sociais tem deixado o interesse em satisfazer seus usuarios e tem se ocupado a criar maneira de atrair cada vez mais o marketing empresarial a investir em suas páginas e vender soluções de marketing direto aos usuarios finais, a moda agora é, compartilhe as marcas, acompanhe elas, divulguem elas, influencie seu consumo.

Por fim

Em suma, não há problemas em consumir ou a invasão do mercado em nossas vidas, mas onde isso nos leva, onde perdemos mais uma vez um meio de comunicação e entretenimento para o mercado cultural, que seu unico intuito é vender uma marca e não somente transmitir uma IDEA.